CELULAR, COMPUTADOR E A VISÃO

CELULAR, COMPUTADOR E A VISÃO

Presenciamos uma das maiores revoluções da história! A revolução digital, através dos computadores e internet, penetrou em nossas vidas da mesma forma que a energia elétrica em tempos passados. É difícil imaginar nosso dia-a- dia longe de tais facilidades. Como consequência, boa parte de nossas vidas é dispendida em frente a telas de computadores, tablets e smartphones. 

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos – como computadores, tablets e smartphones – pode causar efeitos prejudiciais em nossa saúde . Há efeitos diretamente sobre os olhos , e há também efeitos no corpo e no comportamento.
Caso você sinta cansaço, cefaleia (dor de cabeça), ardência, sensação de olho seco, hiperemia (vermelhidão) ocular, ou outras queixas , é importante a avaliação com oftalmologista.  Além disso, o uso destes aparelhos pode causar efeitos em outras áreas, como no sono e no comportamento. 

Abaixo, seguem dicas e considerações para um uso mais consciente e saudável dos aparelhos eletrônicos:

  • Para diminuir o cansaço visual: Quando a tela é muito mais brilhante que o ambiente, o cansaço visual será maior. Ajuste a luz do ambiente para que ele seja moderadamente iluminado, de preferência com luzes difusas e não diretamente aos olhos. Além disso, procure diminuir o brilho das telas e aumentar o seu contraste. Filtros para as telas, de preferência de cor mate, darão maior conforto visual
     
  • Danos da luz azul: Questões envolvendo a luz azul emitida pelas telas eletrônicas têm gerado dúvidas quanto aos seus danos. Ainda não se sabe sobre todos os possíveis efeitos à visão e ao comportamento.  Dano à retina é suspeitado, porém ainda não comprovado. No entanto, há estudos que indicam a influência desta luz azul no ciclo circadiano (ciclo dia x noite), causando dificuldade em dormir. Para diminuir esse efeito prejudicial, existem opções: aplicativos que diminuem a emissão de tais luzes, ou ainda lentes de óculos com filtros especiais para luz azul.
     
  • Ardência, vermelhidão e cansaço : Estas queixas normalmente se devem a duas causas: ressecamento ocular, ou necessidade de óculos. O uso prolongado de computador, tablet ou celular aumenta o ressecamento ocular, pois o olho pisca muito menos quando está em frente a telas de eletrônicos (pisca cerca de metade a um terço do normal !). Lembrar-se de piscar mais os olhos ajuda a prevenir o ressecamento ocular. Em muitos casos, é necessário avaliação especializada para definir o grau de ressecamento e indicar colírios que possam ajudar a  combatê-lo. Ambientes com ar condicionados pioram ainda mais o ressecamento, sendo útil a presença de umidificadores ou mesmo um copo de água ao lado da tela.
    Outra causa comum para ardência, cansaço ou vermelhidão no uso destes aparelhos é a necessidade de óculos. Mesmo enxergando bem, muitas pessoas precisam fazer um esforço para focar nas telas, levando a cansaço visual. A avaliação com oftalmologista, é indispensável para que seja identificado algum grau "escondido" que esteja causando este esfoço visual. O oftalmologista irá avaliar a necessidade de dilação da pupila, pois muitas vezes, este grau só é descoberto com uso de colírios específicos e só então alcançado o conforto visual para celulares,computadores e leitura.
     
  • Pausas programadas são benéficas e evitam o cansaço visual. Um bom método é: a cada 20 minutos de computador, ficar 20 segundos olhando para regiões distantes.
     
  • Uma questão muito abordada pelos pais, no consultório:
    O tempo em frente às telas pode ser prejudicial à saúde das crianças? Poderá influenciar o desenvolvimento de erros refracionais (“graus de óculos”)?
    Há estudos sugerindo que, quanto maior o tempo em que a criança utiliza a visão para perto (lendo ou em frente a aparelhos eletrônicos) e menor o tempo em atividades ao ar livre, maior a probabilidade em desenvolver miopia. Há diversos outros fatores envolvidos e, sendo a teoria comprovada ou não, com certeza o estímulo à interação com outras pessoas e brincadeiras ao ar livre trarão benefícios diversos à saúde das crianças.
     
  • Saiba como está a sua saúde ocular : tenha avaliações periódicas e não use colírios sem indicação médica, pois poderão piorar o quadro se mal indicados.

Compartilhar:

Categoria: Oftalmologia

Dra. Maiara Dalcegio Favretto

Oftalmologista • CRM/SC 15895 • RQE 11163