Não coce seus olhos!

Não coce seus olhos!

Coçar e esfregar os olhos parece ser um ato simples e inofensivo, de tão corriqueiro para algumas pessoas. Mas, quem cuida dos olhos sabe: o que parece ser um hábito  simples, na verdade é extremamente prejudicial aos olhos e à visão. 
 
Foi movido pelo objetivo de conscientizar a população, que o Brasil lançou a campanha Junho Violeta, campanha esta aderida na sequência por vários países do mundo, mundialmente conhecida como Violet June. 
 
O foco primário é o Ceratocone, doença que está intimamente ligada ao ato de esfregar os olhos e, caso não impedida sua progressão a tempo, poderá levar ao transplante de córnea. Embora eu seja transplantadora de córnea, realizo todos os esforços para poupar o paciente desta cirurgia, complexa e envolvida em diversos riscos. 
 
E para quem não tem ceratocone? Mesmo assim, coçar os olhos poderá tanto causar a doença em pessoas susceptíveis, como agravar os casos já existentes. E não é só isso. Segue uma listinha dos malefícios de coçar os olhos, para que você repense esta atitude toda vez em que a vontade surgir:
 
Coçar os olhos poderá:
- causar ceratocone
- agravar casos de ceratocone
- piorar o astigmatismo 
- causar olheiras (e de difícil tratamento)
- propiciar flacidez palpebral. 
 
“Ah, ok, então devo amarrar minhas mãos para não esfregar os olhos?” A gente sabe que, quando a coceira vem, é quase impossível se segurar. A boa notícia é: existe  tratamento para que você não sinta mais coceira! 
 
Informação é o melhor remédio. Trate seus hábitos e proteja sua visão!

Compartilhar:

Categoria: Oftalmologia,* Todos

Dra. Maiara Dalcegio Favretto

Oftalmologista • CRM/SC 15895 • RQE 11163