Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O dia 26 de maio é marcado por ações de combate ao glaucoma, doença que acomete os olhos e pode levar à cegueira. A campanha realizada anualmente tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado da enfermidade.

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. Em geral, ela ocorre quando a pressão intraocular persistentemente elevada danifica o nervo óptico, de forma progressiva e silenciosa.

Quando não tratada, pode causar cegueira irreversível. Entretanto, quando diagnosticada oportunamente, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo, evitando a perda da visão.

Existem alguns fatores de risco associados ao desenvolvimento de glaucoma, como idade acima de 40 anos, histórico familiar da doença, etnia africana (para glaucoma de ângulo aberto) ou asiática (para glaucoma de ângulo fechado), presença de miopia em graus altos e diabetes.

Considerando o caráter insidioso da doença, é muito importante que todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco realizem o acompanhamento médico oftalmológico.

Sintomas:

A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Fatores de risco:

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.

Diagnóstico:

O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Tratamento:

Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.

Prevenção:

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Fonte: sites LIT HEalthBiblioteca Virtual em Saúde - MINISTÉRIO DA SAÚDE

Compartilhar:

Categoria: Oftalmologia,* Todos

Dra. Maiara Dalcegio Favretto

Oftalmologista • CRM/SC 15895 • RQE 11163