3 problemas oculares comuns no inverno

3 problemas oculares comuns no inverno

O inverno está chegando, e se você já está pensando em tirar o casaco do fundo do armário, é bom se preocupar também com a saúde dos seus olhos. 

No inverno, por conta de fatores como vento, frio, baixa umidade e a permanência em locais fechados, diversos problemas oculares costumam aparecer, causando desconfortos e incômodos diversos.

Apesar de serem muito frequentes, felizmente é possível evitá-los com algumas medidas simples de prevenção.

Saiba quais são os problemas oculares mais comuns no inverno.

1. Conjuntivite
A conjuntivite é a doença ocular mais frequente no inverno, e a maior parte da população adulta já foi acometida pelo menos uma vez na vida.

Trata-se de uma inflamação da membrana que cobre a parte branca do olho, também chamada de conjuntiva, e pode ser provocada basicamente por três causas principais:

Conjuntivite alérgica: responsável por cerca de 20% dos quadros de conjuntivite, costuma ser causada pela reação a poeira (mais comum no inverno), pelos de animais, medicamentos, maquiagens, entre outros. 
Conjuntivite viral: geralmente causada pelo adenovírus, nesse tipo de conjuntivite é comum o paciente apresentar uma secreção clara nos olhos, até com a possibilidade de febre.
Conjuntivite bacteriana: diferentemente da forma viral, neste caso o paciente apresenta uma secreção amarelada, sendo necessário muitas vezes o uso de medicação antibiótica para resolver o quadro.

2. Olho seco
A falta de lubrificação dos olhos provoca coceira, vermelhidão, ardência e visão embaçada. A sensação é de como se a pessoa tivesse areia nos olhos.

As causas mais comuns para o quadro de olho seco são características que se acentuam durante o inverno, como a baixa umidade, a maior quantidade de partículas em suspensão no ar pela menor incidência de chuvas nessa época, a poluição, entre outros fatores.

Se, associado a tudo isso, a pessoa ainda tiver o hábito de permanecer longas horas olhando para telas de equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares ou tablets, os sintomas tendem a piorar ainda mais. 

3. Alergias
Regiões como nariz, ouvido e garganta são áreas que costumam sofrer mais com a chegada do inverno. Doenças como sinusite, rinites e alergias surgem com mais frequência nessa estação do ano e acabam comprometendo também a saúde dos olhos.

Os sintomas mais comuns são coceira nos olhos, vermelhidão, olhos lacrimejantes e inchados, além de fotofobia (sensibilidade para a luz).

Fonte: site Viva Oftalmologia

Compartilhar:

Categoria: Oftalmologia,* Todos

Dra. Maiara Dalcegio Favretto

Oftalmologista • CRM/SC 15895 • RQE 11163